Seguidores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Da Cozinha com Amor - Review


Olá  meninas

Hoje vou fazer a review de um livro que me foi cedido pela Chiado Editora, aqui à uns tempos atrás.


O livro chama-se Da Cozinha Com Amor, e é da autoria de Susana Teixeira.

É um livro de receitas e sugestões a dois.



Sinopse :
" Pretende-se, com este livro, propor ao leitor experiências e surpresas que façam uso de dotes culinários que, muitas vezes, se desconhecem. São feitas propostas de entradas, peixes, carnes, vegetais, sobremesas, bebidas, pastelaria e ainda um capítulo dedicado a surpresas românticas e que estejam ligadas à arte da cozinha.

É um livro que, acima de tudo, sugere um conjunto de receitas afrodisíacas, a casais apaixonados, acompanhadas por fotografias exemplificativas de como as confecionar e servir de uma forma sensual. Para esse efeito, desafiaram-se alguns fotógrafos nacionais a retratar as sugestões por nós apresentadas, figurando nas mesmas modelos fotográficos de diferentes idades, orientações sexuais, etnias e aptidões físicas.

De forma análoga, inclui-se um poema ou uma frase romântica por cada receita, da autoria de alguns autores portugueses contemporâneos.

Finalmente, apresentam-se as receitas procedidas pelos resultados de um inquérito feito a nível nacional, dentro do tema da sedução e com uma seleção de algumas respostas surpreendentes.

Parte dos lucros obtidos com a venda deste livro irão reverter para duas instituições de cariz social e com as quais a autora tem ligação : a Cercipom, uma das instituições que faz parte da Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social e a Obra do Frei Gil: Sociedade de Promoção Social."


Opinião sobre o livro :



O livro começa com um glossário, no qual nos mostra a função afrodisiaca de cada alimento :
"Canela : muito usada como alimento afrodisiaco por causa do seu aroma..." ;
"Romã: o formato da fruta lembra o da vagina. Desde a Antiguidade, é associada à fertilidade e ao aumento do apetite sexual..."

A autora pretende chegar a mensagem que cozinhar pode ser algo maravilhoso e que merece ser partilhado com quem amamos, que nada pode ser tão bom como namorar enquanto se sente o cheiro a bolo acabado de fazer.

Também passa a imagem de que cada vez mais não são só as mulheres a interessarem-se na cozinha, deixando esta de ser uma prisão, uma obrigação, mas sim os homens cada vez mais despertam para esta.

Cozinhar de forma afrodisiaca pode ser uma maneira luxuriosa de cativar o companheiro para a cozinha, mostrar os dotes culinários que tão presentes estão em muitas de nós e ensiná-los a outros..

As fotografias presentes no livro mostram também a forma sensual de cozinhar : o olhar que se prende num brinde, os lábios quando mordem um morango..

Cozinhar pode ser relaxante, gratificante e sedutor.. por isso o melhor é mesmo experimentar e mimar quem gostamos com um jantar afrodisiaco..

Neste livro a autora propoe-nos várias receitas, que podem ser modificadas por nó, no caso de não gostarmos de um ou outro ingrediente, o que até agora tem-me corrido bem ;)

Vou-vos deixar algumas receitas que acho deliciosas e que valem a pena ser experimentadas.


Cerveja afrodisíaca  :
2 unidades
55kcal

Ingredientes:

- 400ML de cerveja
- 2 c.s. de mel
- 1 pé pequeno de alecrim
- 3 cravos-da-índia
- q.b. de pimenta e canela

Preparação : 
Aquecer todos os ingredientes, tendo o cuidado de não permitir que levante fervura. Deixar repousar durante uma a duas horas. Voltar a aquecer, coar o preparado e dividir por 2 copos.


Espetadas de mozarela, presunto e tomate cherry amarelo com molho de geleia de mirtilos e flocos de milho tostados : 

238Kcal

Ingredientes : 

- 75gr de mini-mozarela
- 6 fatias finas de presunto
- 12 tomates cherry amarelos
- 1 c.s. bem cheia de geleia de mirtilos
 - 2 c.s. de flocos de milho tostados
- 1 c.s. de vinagre
- 1 c.ca de azeite
- q.b de sal e pimenta
- 25 gr de rúcula
- 6 palitos para espetadas

Preparação : 

Para o molho, misturar a geleia de mirtilos com o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta. Adicionar os flocos de milho tostados e reservar.
Para as espetadas, começar por colocar nos espetos uma metade de tomate cherry, porções do presunto e uma mini-mozarela, repetindo até ter utilizado os ingredientes nas 6 espetadas.
Colocar no prato um pequeno monte de rúcula, as espetadas ao lado e o molho por cima.


Além destas receitas e fotografias o livro é acompanhado de pequenas frases que completam a sensualidade do livro :

" O amor é um elemento, é água no teu beijo, é ar da tua paixão, é terra no teu corpo, é fogo no meu coração (Patricia Gargaté) "


Preço :
15,00€


Espero que tenham gostado

Beijinhos Di <3

1 comentário:

  1. Acho muito gira a ideia do livro e cozinhar a dois ainda para mais comida afrodisíaca deve tornar tudo ainda mais delicioso :)

    ResponderEliminar